SANESUL
UEMS

Empresa espanhola assume operações no aeroporto internacional de Corumbá

Por Adriano Lima em 11/11/2023 às 09:59:23

Foto - Divulgacão

A partir desda sexta-feira (10), a Aena Brasil, pertencente a um grupo espanhol, assumiu a administração do Aeroporto Internacional de Corumbá. Para marcar esta transição, o voo inaugural sob a nova gestão, o Azul 2690 proveniente de Campinas (SP), pousou por volta das 09h25, sendo seguido por uma cerimônia de saudação e decolagem às 10h10 com destino a Bonito.

Com a substituição da gestão anterior pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a Aena planeja apresentar o anteprojeto à Anac até dezembro, delineando os planos para a modernização do terminal em Corumbá.

O início das obras está programado para o segundo semestre de 2024, com a previsão de conclusão em 2026. Marcelo Bento Ribeiro, diretor de relações institucionais da Aena, destacou que a concessão da nova gestão abrange um período de 30 anos, iniciando em 05 de junho, com um prazo de três anos para a conclusão das expansões nos aeroportos sob a responsabilidade da empresa.

Dentro do planejamento, está uma ampliação de cerca de 50% no terminal de passageiros, passando dos atuais 1.950 metros quadrados para 2.850 metros quadros.

A revitalização planejada para a infraestrutura do Aeroporto Internacional de Corumbá tem o potencial de atrair o interesse de companhias aéreas para o estabelecimento de novas rotas, tanto a nível nacional quanto internacional, considerando a localização estratégica do município na fronteira com a Bolívia.

Atualmente, a empresa opera em diversos aeroportos pelo país, incluindo Congonhas em São Paulo, Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Uberlândia (MG), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE) e, mais recentemente, Corumbá. Desde 2020, a Aena tem gerenciado os aeroportos do Nordeste, investindo aproximadamente R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para aprimorar a tecnologia, segurança e conforto dos passageiros.

Ao finalizar o processo da nova rodada, a Aena estará presente em nove estados do Brasil, administrando 17 aeroportos que representam cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop