GOV ABRIL 2024
SANESUL
UEMS

Para Rafael Domingos, Dia Nacional da Consciência Negra deve estimular mudanças

Por Redacão em 20/11/2021 às 13:35:05

Foto - Divulgacão

Novembro é um mês em que a sociedade brasileira reflete sobre um período triste de sua história. Hoje, 20 de novembro celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, e o período é marcado pela realização de muitos eventos promovidos Brasil afora para enaltecer a cultura afrodescendente e combater o racismo.

O tempo passou, mas o nome de Palmares ficou marcado. A partir da expressividade de sua liderança, em 1970 um grupo de quilombolas do Rio Grande do Sul definiu o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra. "Líderes como Zumbi dos Palmares devem ser enaltecidos e respeitados. Hoje, séculos depois, ainda temos muito a conquistar, e devemos lembrar o quanto é importante lutarmos por melhorias. Se os escravos tivessem sido mais acomodados, a situação de nós negros brasileiros estaria ainda pior," diz Rafael Domingos, Presidente Estadual da Secretaria da Igualdade Social do Solidariedade em Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário Rafael Domingos, a efetivação do secretariado no estado é uma forma que a população afrodescendente terá a mais para se organizar. "Acredito que é mais uma ferramenta enquanto segmento para contribuir para o crescimento do partido na implementação de políticas públicas específicas da população, para que desta forma possamos atuar na vida política em todos os níveis, Nacional, Estadual e Municipal, defendendo os interesses da população afrodescendente", afirmou.

Trazendo uma concepção inovadora de fazer política, mais que uma legenda partidária, a Secretaria da Igualdade Social do Solidariedade se propõe a ser uma referência no cenário político, porque renova ao entender e considerar a diversidade multirracial, socioeconômica, cultural e o eixo complexo político partidário que se arrasta na atualidade, aonde velhos conceitos são vértices ainda, que continuam sustentando a desigualdade e exclusão social da comunidade negra.

"As diretrizes nas quais se pautam os objetivos do secretariado, o coloca em tempo real com a comunidade que representa, portanto, a sua atuação passa pelo desafio de se consolidar na sociedade brasileira", finaliza Rafael.

A proposta extrapola as paredes da legenda partidária ao buscar na própria sociedade elementos para que com ela possa discutir, conscientizar e formar cidadãos, privilegiando as chamadas "minorias", visto a falta de tradição dos Partidos Políticos brasileiros em tratar das questões multirraciais, notadamente dos Afrodescendentes.

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop
ARENA