aplicativo
dengue
UEMS
rebanho
DETRAN JUNHO

Lei sobre cuidado de pessoas com Alzheimer é sancionada

Por Panoramams em 04/06/2024 às 18:18:54

Foto: SBGG

O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (4) a lei que cria a polĂ­tica nacional para cuidar de pessoas com Alzheimer e outras demĂȘncias. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no mĂȘs passado.

"O Brasil tem uma população de mais de 30 milhões de idosos que precisam de polĂ­ticas pĂșblicas fortes de prevenção em saĂșde para ter uma velhice mais saudĂĄvel", destacou o presidente, em postagem nas redes sociais.

A nova legislação prevĂȘ que o poder pĂșblico deverĂĄ orientar a rede pĂșblica e privada de saĂșde sobre doenças que ocasionam perda de funções cognitivas associadas ao comprometimento da funcionalidade, bem como a identificação de sinais e sintomas em fases iniciais.

Entre as novidades da lei, os órgãos gestores do Sistema Único de SaĂșde (SUS) deverão incluir as notificações relativas à ocorrĂȘncia dessas enfermidades em banco de dados oficiais, como forma a auxiliar na disseminação da informação clĂ­nica e apoiar a pesquisa médica. O SUS também deverĂĄ apoiar o desenvolvimento de tratamentos e medicamentos.

"A cada trĂȘs segundos, no mundo, nós temos um novo caso de Alzheimer. Essas polĂ­ticas tinham que ser construĂ­das de alguma maneira, não só na ĂĄrea de saĂșde, mas na ĂĄrea de cuidados, na ĂĄrea de prevenção, na ĂĄrea de ciĂȘncia e tecnologia. E é isso que diz o projeto, cria essa polĂ­tica nacional, com todas as vertentes", enfatizou a deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), uma das relatoras do projeto na Câmara dos Deputados, durante a cerimônia de sanção da lei no PalĂĄcio do Planalto. O projeto original foi de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

Segundo o texto, a polĂ­tica nacional de cuidado integral de pessoas com Alzheimer e outras demĂȘncias deverĂĄ seguir o Plano de Ação Global de SaĂșde PĂșblica da Organização Mundial da SaĂșde em Resposta à DemĂȘncia e estimular hĂĄbitos de vida visando a promoção da saĂșde e a prevenção de comorbidades.

O projeto também altera a Lei Orgânica da AssistĂȘncia Social (Loas), a fim de prever programas de atenção integral à saĂșde fĂ­sica, mental e emocional destinados a idosos carentes residentes em entidades de longa permanĂȘncia.

"Todos nós esperamos uma velhice saudĂĄvel, isso começa com a promoção da saĂșde desde cedo, mas sabemos do aumento da incidĂȘncia de Alzheimer e outras demĂȘncias", observou a ministra da SaĂșde, NĂ­sia Trindade. Segundo ela, até 2050, o Brasil deverĂĄ ter uma população de 60 milhões de pessoas idosas, o dobro do nĂșmero atual.

* Com informações da AgĂȘncia Câmara

Comunicar erro
UEMS JUNHO
Rebanho

ComentĂĄrios

compushop