GOV ABRIL 2024
SANESUL
UEMS

Escolas e CEIs recebem programação do Festival de Inverno

Começa nesta quarta-feira – 23 de agosto de 2023 – a XXII edição do Festival de Inverno de Bonito, que neste ano conta com uma programação especial, direcionada para o público infantil, com palco no CMU (Centro de Múltiplo Uso), com jogos, brincadeiras, teatro, dança, música, e além disso, também irá as escolas e centros de educação infantil.

Por Panoramams em 21/08/2023 às 10:15:38

Começa nesta quarta-feira – 23 de agosto de 2023 – a XXII edição do Festival de Inverno de Bonito, que neste ano conta com uma programação especial, direcionada para o público infantil, com palco no CMU (Centro de Múltiplo Uso), com jogos, brincadeiras, teatro, dança, música, e além disso, também irá as escolas e centros de educação infantil. Confira:

QUARTA (23/08)

8h

Literatura

Contação de histórias – Contos de brincar & cantar

Eduardo Alcântara Ribeiro e Gabrielle da Silva Barros (Edubrincante e Gabrielle Cantante)

Local: Centro de Educação Infantil Laura Vicuna

Sinopse: Neste espetáculo, o público é convidado a interagir e vivenciar diversas situações cênicas e lúdicas guiadas por divertidas histórias narradas e cantadas, cantigas, adivinhas, parlendas e muitas brincadeiras.

15h

Literatura

Contação de histórias – Contos de brincar & cantar

Eduardo Alcântara Ribeiro e Gabrielle da Silva Barros (Edubrincante e Gabrielle Cantante)

Local: Centro de Educação Infantil Vera Lúcia Figueiredo

Sinopse: Neste espetáculo, o público é convidado a interagir e vivenciar diversas situações cênicas e lúdicas guiadas por divertidas histórias narradas e cantadas, cantigas, adivinhas, parlendas e muitas brincadeiras.

QUINTA (24/08)

8h

Literatura

Ricardo Aparecido de Lima

Local: Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira

Sinopse: Mala de Viajante – Carrego na Mala histórias que ouvi, vi e vivi. Contadas, cantadas e brincadas, espalhadas pelos cantos, a quem estiver disposto a ouvir e brincar. "Mala de Viajante" é um projeto em busca da memória cultural afro-indígena, colhendo e plantando histórias, brincadeiras e cantigas da cultura popular, tradicional e ancestral, promovendo a experiência da poesia e o imaginário para crianças pequenas e grandes.

8h

Literatura

Fernanda Reverdito

Local: Escola Municipal João Alves de Arruda 

Sinopse: A tataraneta do fundador da cidade, Luiz da Costa Leite Falcão, reuniu diversas memórias familiares dos tempos em que Bonito nem era Bonito. A contação de histórias que realiza é uma apresentação lúdica e poética com objetos, instrumentos musicais, contando estórias que levam o ouvinte a conhecer os longínquos tempos do antigo Rincão Bonito.

SEXTA (25/08)

8h

Literatura 

Ciro Ferreira

(Ciro – Boneco Maneco )

Local: Escola Vitalina Vargas Machado

"Baseado nos livros de Luís Camargo, este trabalho apresenta as seguintes obras literárias: Maneco Caneco, Chapéu de Funil e Panela de Pressão e também contempla textos de Monteiro Lobato. A narrativa é uma brincadeira acumulativa que trabalha com objetos de casa como rodo, cabide, copo e outros, de forma lúdica e dinâmica possibilitando a imaginação e a criatividade no encontro com a ilusão poética entre objetos inanimados e o texto narrado. Na segunda parte o mesmo personagem trabalha com o popular das parlendas, versos, "o que é o que é?" e brincadeiras interagindo entre a contação de histórias e leitura compartilhada tornando a narrativa rica em saberes literários. Luís Camargo, além do popular, trabalha com humor que atrai tanto crianças, jovens e adultos na mesma linguagem de Monteiro Lobato, juntar os dois no mesmo espaço cênico resulta no trabalho oferecido.

8h30m

Literatura

Tatiana de Conto Sangalli

Escola Falcão

Lançamento do livro Uma Mulher À Frente De Seu Tempo, como um instrumento paradidático à professores do ensino fundamental na disciplina de História e Cultura Regional. Lídia Baís, a primeira mulher artista de Campo Grande, na sua última fase de produção, apresenta uma pintura auto referenciada que aborda questões raciais, étnicas e de gênero.

9h

Literatura 

Bate Papo Literário

Henrique Medeiros

Local: Escola BCG

Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e sua História Literocultural – Instituição que reúne os mais ilustres escritores do nosso estado e que recentemente completou cinquentenário, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras representa cultura, literatura e leitura em Mato Grosso do Sul. Sua história e seus imortais, responsáveis por obras literárias de diversos gêneros e estilos que enriquecem o patrimônio cultural do nosso estado, serão apreciadas. Henrique Alberto de Medeiros Filho é poeta e escritor brasileiro nascido em Corumbá, MS. É autor de livros de poemas, contos, crônicas, outros escritos e biografia; faz parte, ainda, de diversas antologias e coletâneas. Imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, é seu atual presidente e ocupa a cadeira de número 10. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho – RJ, é publicitário, jornalista e empresário.

Arte Educação

Lúcia Mont Serrat Alves Bueno

Local: Instituto Família Legal – Av. Paulo VI, 41 – Bnh (25/08)

Escola BCG – R. Trinta e Um de Março – Centro (26/08)

Oficina de experimentação com aquarela tem caráter introdutório, com a apresentação das propriedades da aquarela e as possibilidades que ela apresenta através da interação com outros materiais. Como componentes criativos, a oficina utilizará a memória afetiva dos participantes e os diversos elementos que compõem o patrimônio cultural da cidade de Bonito – suas lendas, histórias e memórias.

A programação oficial também inclui os shows musicais de Mundo Bita, na sexta-feira (25), a partir das 16 horas, no CMU e Palavra Cantada, no sábado (26), a partir das 18 horas, também no CMU. Confira aqui:

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop
ARENA