SANESUL
UEMS

Resgate da tradição e atividades ao ar livre marcam folia de carnaval de usuários do Serviço de Convivência

Por Panoramams em 17/02/2023 às 10:21:20

As festas para comemorar o período carnavalesco estão movimentando os 21 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além dos Centros de Convivência e Centros de Convivência do idoso. Até o final do mês, as unidades estão com as programações recheadas para garantir a folia das crianças, adolescentes e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Uma das primeiras turmas a dar o grito de carnaval foi a da melhor idade do Cras Vida Nova, que nesta quinta-feira (16) participou de uma folia especial no Parque das Nações Indígenas. Com muita alegria e diversão, 62 idosos aproveitaram a festa de uma forma bem diferente, com direito a caminhada, aula de zumba, marchinha e um piquenique. Para muitos foi também a oportunidade de conhecer um dos mais belos cartões postais da cidade.

A atividade diferenciada tem como foco promover a alegria, o bem-estar, interação e fortalecimento de vínculos. Para a aposentada Malgarina Ferreira, 70 anos, conhecer o parque através dessa oportunidade que o Cras ofereceu foi um grande presente. “Eu estou maravilhada, não conhecia esse lugar tão lindo e dentro de Campo Grande. A alegria e a diversão do carnaval estão contagiando os nossos corações”, afirmou a idosa.

A coordenadora do Cras Vida Nova, Adriana Nascimento, fala da relevância de proporcionar momentos como esses para os usuários dos serviços da Assistência Social. “Nós agradecemos a prefeitura por nos permitir oferecer essa oportunidade aos nossos idosos. Participar da alegria contagiante que vem deles não tem preço, além da caminhada e das danças, nós preparamos também um piquenique no capricho. Realmente foi um dia incrível”, disse a coordenadora.

O idoso Erasmo Valdez, de 73 anos, participa do SCFV do Cras junto com sua esposa, Felipa Ocampos, de 67 anos. Ele destaca que o passeio o fez lembrar de momentos marcantes de seu passado. “Eu gostei demais, está muito lindo este lugar. Estou aqui com minha esposa lembrando os tempos de vinte anos atrás, valeu muito a pena”, afirmou.

História e atividade física

Folia também para 30 idosos do Cras Moema, que participaram de uma aula de ginástica animada com marchinhas de antigos carnavais. “Aqui sempre fazem programações diferentes em datas especiais. Estou há quatro anos no Cras e não perco um evento”, contou a aposentada Maria de Fátima de Freitas Medeiros, que acredita que as atividades diferenciadas motivam a participação dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Servidora da unidade, Josenir Gomes Francelino da Silva ressalta a importância de resgatar o que ela chama de “memória da juventude”, incentivando a participação de todos. “Já é uma tradição aqui no Cras essa festa porque faz eles lembrarem de uma época em que o Carnaval era mais romântico. Queremos fortalecer o grupo e esses momentos diferentes proporcionam essa união”, pontuou.

Já no Cras Jardim Aeroporto, a festa foi para 25 crianças de seis a 17 anos, que antes de cair na folia, participaram de uma palestra sobre a história do Carnaval e sua importância para a cultura brasileira. “Foi uma festa onde mostramos que o importante é a confraternização e a alegria”, disse a coordenadora da unidade Angela Ferreira.

 

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop