governo junho
governo junho
VAZIO
DETRAN JUNHO

Fundador da Cerealista Matosul, Olímpio Perondi morre aos 94 anos em Campo Grande

Por Panoramams em 30/04/2021 às 21:53:14

Com um legado que jamais será apagado pelo tempo, faleceu, nesta sexta-feira (30/04), em Campo Grande (MS), o empresário Olímpio Perondi, 94 anos, que era gaúcho de nascimento, mas sul-mato-grossense de coração. Natural da cidade de Dois Lajeados (RS), ele morreu de causas naturais devido à idade avançada e fará uma imensa falta para os sete filhos, 16 netos e dezenas de bisnetos.


Segundo Altair Perondi, filho caçula do primeiro casamento de Olímpio Perondi, o pai saiu de Dois Lajeados (RS) muito jovem e foi para Porta Alegre (RS), onde fez fortuna, porém, no ano de 1969, após sofrer um revés financeiro, deixou o Rio Grande do Sul e veio para Mato Grosso do Sul. “No começo, ele se estabeleceu na Vila São Pedro, um bairro de Dourados (MS), onde começou a comercializar amendoim e alho”, recordou.


Já no início da década de 70 o empreendedor Olímpio Perondi fundou a Cerealista Matosul Ltda., que chegou a ser a maior arrecadadora de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de Mato Grosso do Sul. “Logo no começo dos anos 2000, o meu pai vendeu a empresa para o Grupo Cargill e passou a dedicar-se à pecuária de corte e à construção de imóveis comerciais”, relatou.

 Perondi chegou em MS na década de 60 e se tornou pioneiro no ramo da agricultura.

Perondi chegou em MS na década de 60 e se tornou pioneiro no ramo da agricultura.

Altair Perondi ressalta que o pai fundou fazendas de pecuária de corte nos municípios de Ribas do Rio Pardo (MS) e Jaraguari (MS). “Hoje, essas fazendas são administradas pelo meu irmão Nelson Perondi, com o apoio da minha sobrinha e filha dele, Tábitha Perondi”, informou, completando que, além dele e de Nelson, o pai teve ainda Rita, que é a filha mais velha, Jovir e Ademir, que já faleceu em 2003, todos do primeiro casamento, e as filhas Maristela e Cláudia do segundo casamento.


Ele reforça que, além da Cerealista Matosul, o pai e empresário Olímpio Perondi também ficou conhecido em Mato Grosso do Sul pelos bovinos de qualidade que comercializava nos leilões rurais. “Meu pai era muito querido e, acima de tudo, um guerreiro. Não tinha preguiça para nada e nunca desanimou, sendo um eterno otimista por toda a sua vida”, garantiu.

O empresário Olimpio Perondi e os amigos Jonathan Pereira Barbosa e Chico Mai

O empresário Olimpio Perondi e os amigos Jonathan Pereira Barbosa e Chico Maia

De acordo com Altair Perondi, o empresário tinha a fama de ajudar as pessoas e isso também era sua marca registrada. “O meu pai gostava de investir nas pessoas e até hoje ainda é comum encontrar pessoas que, quando descobrem que sou filho de Olímpio Perondi, começam a chorar, pois ficaram ricos com a ajuda dele no passado”, disse emocionado.


Para os amigos e familiares que quiseram dar o último adeus a Olímpio Perondi, o velório será neste sábado (01/05), das 7 às 9 horas, no Cemitério Parque das Palmeiras, localizado na Avenida Tamandaré, 6.934, no Bairro Jardim Seminário, em Campo Grande. Quis Deus que a despedida do empresário seja no Dia do Trabalho, uma data significativa para um empresário que gerou inúmeros empregos no Estado e fez a roda da economia girar.

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop