SANESUL
UEMS

André lidera pesquisa seguida de Rose Modesto e Contar supera outros pré-candidatos Bolsonaristas

Por Redação em 25/04/2024 às 10:31:59

Foto: Divulgação

Na corrida pela prefeitura de Campo Grande, o ex-governador André Puccinelli (MDB) desponta como líder em todos os cenários. Rose Modesto (União Brasil), superintendente da Sudeco, segue de perto em segundo lugar, assumindo a dianteira na ausência do emedebista. Já o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) surpreende ao obter 20,4% das intenções de voto, superando todos os candidatos bolsonaristas, inclusive a atual prefeita Adriane Lopes (PP).

Esses dados são oriundos da primeira pesquisa registrada pelo Paraná Pesquisas em Campo Grande, identificada na Justiça Eleitoral sob o número MS-05358/2024. O levantamento foi realizado junto a 800 eleitores durante o período de 19 a 24 deste mês, com uma margem de erro de 3,5% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

O instituto testou cinco cenários na disputa da prefeitura e é o primeiro a incluir o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck (PSD). Só houve uma simulação sem o nome de André, no qual Rose assume a liderança isolada da disputa.




No primeiro cenário, o ex-governador lidera com 26,4%, seguido por Rose com 19,5%, Adriane Lopes com 14,4%, Beto Pereira (PSDB) com 11,5%, pela deputada federal Camila Jara (PT) com 6,5%, pelo ex-deputado estadual Rafael Tavares (PL) com 5% e Jaime Verruck com 1,3%. Conforme o instituto, 10,6% votariam nulo ou em branco e 4,9% não sabem em quem votar ou não responderam.

Neste cenário, André estaria garantido no segundo turno, enquanto Rose, Adriane e Beto brigariam pela segunda vaga. A petista estaria em empate técnico com o tucano, considerando-se a margem de erro.



Trocando o nome bolsonarista, Marcos Pollon no lugar de Tavares, o cenário permaneceria praticamente o mesmo. André teria 26,5%, Rose 19,4%, Adriane 14,1%, Beto 11,1%, Camila 6,5%, o deputado federal bolsonarista 5,1% e o secretário de Meio Ambiente 1,3%. Brancos e nulos somariam 11,1%, enquanto indecisos 4,9%.



No terceiro cenário, o ex-candidato a governador pelo PRTB na última eleição assumiria o 2º lugar e tiraria votos de todos os principais candidatos. Conforme o Paraná Pesquisas, André teria 22,8%, contra 20,4% de Capitão Contar, 15,9% de Rose Modesto, 12,3% de Adriane Lopes, 9,8% de Beto Pereira, 5,9% de Camila Jara e 1% de Jaime Verruck. Nulos e brancos foram de 8%, enquanto os indecisos somariam 4%.

Este é o mais emblemático porque mostra que Capitão Contar, que chegou a ser anunciado como candidato de Jair Bolsonaro (PL) em setembro do ano passado. No entanto, o ex-presidente abandonou o ex-deputado em fevereiro deste ano ao anunciar João Henrique Catan (PL), Adriane e Rafael Tavares.

Entre os bolsonaristas raiz, Capitão Contar é o único a ter dois dígitos e inclusive supera a prefeita, segundo o instituto Paraná Pesquisas. Rafael e Pollon ficam com 5%. Ele também reduz a porcentagem de André, Rose, Beto e até Camila.



No 4º cenário estimulado, sem o nome de Verruck, André tem 26,5%, Rose 19,8%, Adriane 14,4%, Beto 11,6%, Camila 6,5% e Rafael 5,3%. Já nulos e brancos seriam de 11%, contra 5% de indecisos.



No cenário sem André Puccinelli, a superintendente da Sudeco lidera com folga, 28,4%, contra 16,4% de Adriane, 14,2% de Beto, 8% de Camila e 7,6% de Rafael Tavares. Brancos e nulos também cresceriam, com 18,8%, enquanto 6,6% não saberiam em quem votar ou não responderam.

Sem André na disputa, todos os candidatos cresceriam e Rose estaria garantida no segundo turno, enquanto a prefeita e o candidato do PSDB disputariam a segunda vaga, mas sob a ameaça de serem alcançados pela petista ou pelo bolsonarista.

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop