SANESUL
banner insta panorama

Campo-grandense foi preso no PY em ação internacional sobre tráfico armas

PF faz operação contra grupo suspeito de entregar 43 mil armas para facções brasileiras foi a noticia inicial publicada pelo Enfoque MS no inicio da manhã desta terça-feira (5).

Por Panoramams em 06/12/2023 às 11:41:29

Foto: Reprodução internet

PF faz operação contra grupo suspeito de entregar 43 mil armas para facções brasileiras foi a noticia inicial publicada pelo Enfoque MS no inicio da manhã desta terça-feira (5). Hoje, quarta-feira (6), alguns resultados são apontados como que até um Campo-grandense foi preso no Paraguai, pela operação que era internacional, envolvendo três países, que investigam o tráfico de armas. Ontem, se deflagrou a denominada ‘Operação Dakovo’ que aconteceu simultaneamente, no Paraguai, Brasil e Estados Unidos.

Veja abaixo, detalhe da ação, que além de muito material, foram pegos/presos um doleiro apontado nas investigações, como braço financeiro, e, ainda dois altos funcionário público militares do PY, que ente eles, um até já foi presidente de Tribunal (veja abaixo descritivo). E ainda tem o destaque ao brasileiro Campo-grandense, que apesar de não ter nome divulgado, está na lista de presos em Assunção, capital paraguaia.

O Campo-grandense, teria 39 anos, natural e ainda com ‘endereço’ de Campo Grande. Mas, ele foi pego no departamento do alto Paraná, também em território Paraguaio. Na hierarquia da organização criminosa, ele atuava como vendedor de armas ilegais. Com ele foram encontrados documentados sobre as transações, um pen drive e também relógios de marcas.

Os procedimentos da ‘Operação Dakovo’, foram liderados pela Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), que já levaram à prisão de 13 pessoas, incluindo um general e um ex-funcionário da Dimabel (Diretoria de Material de Guerra).

Militar do crime

O adjetivo acima trata-se do militar paraguaio, General do Ar, Arturo Javier González. Ele já foi presidente do Supremo Tribunal de Justiça Militar e se tornou comandante da Aeronáutica. Em sua posse encontraram dinheiro, perto de 1.000 milhões.

O outro militar de alta patente detido é o coronel Santiago Bienvenido Fretes, ex-diretor do Registro Nacional de Armas da Dimabel.

Material apreendido

A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) informou que no âmbito da Operação realizada no Paraguai foram apreendidas 611 armas longas e 1.212 armas curtas (pistolas), totalizando 1.823 armas de fogo, no valor aproximado de US$ 5.200.000.

Durante os procedimentos, também foram apreendidos 87.100 dólares em dinheiro, 96 mil dólares em cheques, relógios no valor de 250 mil dólares e canetas no valor de 50 mil dólares.

Comunicar erro
SE LIGA

ComentĂĄrios

compushop