SANESUL
UEMS

Parceria com HCor e UPAs resulta em diagnóstico eficaz a pacientes com problemas de coração

Por Panoramams em 07/02/2023 às 10:11:14

Firmada desde 2020, uma parceria entre o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo e as UPAs de Campo Grande garantem um diagnóstico eficaz e célere a pacientes que apresentam suspeita de ataque cardíaco no momento em que dão entrada nas unidades de saúde. O resultado do eletrocardiograma realizado no local sai em até dez minutos e o médico plantonista têm o apoio de um especialista do hospital para definir a conduta a ser adotada.

O projeto do HCor está presente em cinco das seis unidades de pronto atendimento da Capital, dando suporte à equipe de saúde na confecção do laudo do exame e, quando necessário, no apoio ao plantonista.

“Nossos profissionais plantonistas são, em sua maioria, clínicos gerais, e as informações obtidas através do exame de ecocardiograma podem ser confusos para eles, e com esse suporto os laudos apresentam as informações necessárias para serem avaliadas de acordo com cada paciente”, explica o responsável pela coordenadoria de Urgência e Emergência, Leonardo Monteiro.

Segunda fase

Desde o início deste mês, a nova etapa do projeto está sendo instaurada nas UPAs, com a capacitação das equipes que antes só contavam com o laudo médico após o tele-ecocardiograma. “Quando identificado que o paciente está sofrendo um infarto do miocárdio ou possui alguma disritmia grave, o especialista já entra em contato com o profissional que está atendendo e discutem sobre a melhor conduta a ser adotada”, comenta o médico.

Durante a capacitação, as equipes das unidades de saúde receberam um novo equipamento e notebook, que possui o equipamento para fazer a leitura do exame e enviar para o especialista no hospital do coração. Após o laudo, que é feito em até dez minutos, o contato com o plantonista é feito e retomado em 48h, para que seja acompanhado o desfecho do caso.

“Se é discutido qual é foi a evolução do paciente, se ele recebeu alta, se foi transferido para uma unidade hospitalar ou se houve o óbito. Neste último caso, podemos também saber quais as estratégias para que evitemos que isso ocorra, quando possível”, conclui o coordenador.

ECG

O ECG é ferramenta fundamental diagnóstica na sala de emergência, já que serve como um método de triagem dos pacientes que sofrem com a dor no peito e pode de fato ajudar muitos pacientes no mundo todo.

O exame é simples, indolor e geralmente muito rápido. Com o paciente deitado, é feita a limpeza do tórax, pernas e braços com gaze embebida em solução antisséptica. Depois, são colocados eletrodos nas pernas, próximos aos punhos e na região anterior do tórax do paciente. É usado um gel condutor para evitar interferências. A atividade elétrica do coração passa para os tecidos e chega até a pele, sendo captada por eletrodos.

Já o laudo consta a descrição de todos os elementos encontrados no exame e informações sobre a frequência cardíaca e outros aspectos cardiovasculares do paciente. O documento é finalizado com parecer do médico, concluído a partir dos dados obtidos no exame que, de forma geral, compara os gráficos gerados pelo paciente com gráficos padrão. A partir desta comparação, o especialista verifica se o estado é de normalidade ou de alteração dos batimentos do coração.

Tags:   Saúde
Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop