Foto: Enfoque MS
Na terceira noite da Operação Carnaval, realizada entre o domingo (2) e a madrugada desta segunda-feira (3), o Batalhão de Trânsito da PolĂcia Militar abordou 971 veĂculos e notificou 146 motoristas em Campo Grande. Desses, 76 foram autuados por embriaguez ao volante após se recusarem a realizar o teste do bafômetro.
As fiscalizações ocorreram em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida JĂșlio de Castilho, Avenida Ernesto Geisel e Avenida Noroeste. Além das notificações por embriaguez, 30 condutores foram multados por dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e 13 veĂculos com irregularidades foram removidos para o pĂĄtio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
De acordo com a polĂcia, motoristas que se recusaram a realizar o teste do etilômetro cometeram uma infração gravĂssima, com a suspensão do direito de dirigir. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevĂȘ que essa infração seja punida com uma multa de R$ 2.934,70, além da abertura de um processo para a suspensão da CNH. No caso de reincidĂȘncia no prazo de 12 meses, a multa é dobrada, chegando a R$ 5.869,40, e o motorista pode ter sua CNH cassada.
Nos casos em que o Ăndice de ĂĄlcool no sangue ultrapassa 0,34 mg/l, a infração se configura como crime, conforme a Lei Seca. Nesses casos, o motorista, além de pagar as multas e perder a habilitação, pode ser condenado a cumprir de seis meses a trĂȘs anos de prisão.