Uma das poucas candidatas a vereadora com serviços prestados à assistência social em Campo Grande, Thaisa Lucena, 36 anos, quer ser eleita para mudar a imagem da Câmara da capital, cuja atuação é considerada distante da população.
Mais do que isso, a candidata pelo MDB afirma que vai trabalhar para que a população passe a ter visão diferente do Legislativo municipal, que precisa focar em projetos e medidas que visem o bem-estar das pessoas.
"Quero ser eleita porque chegamos a um ponto que não dá mais. Entra eleição, sai eleição e tudo segue do mesmo jeito. Muitas promessas, mas depois que se elegem passam a estar contra a população, do outro lado, como se fossem rivais do povo", observa Thaisa Lucena.
Forjada na luta pelos direitos sociais, como a qualificação de pessoas da periferia, onde o desenvolvimento e o crescimento público demoram a chegar, Thaisa Lucena coordena cursos desde 2016. De lá para cá, foram mais de 15 mil pessoas qualificadas, sem a participação do poder público.
"Nosso trabalho sempre teve apoio de entidades patronais e dos trabalhadores. Com a gente, elas caminham juntas, sem divisão porque o objetivo é um só: qualificar quem está à margem da sociedade", acrescenta.
Thaisa Lucena decidiu disputar uma das 29 vagas de vereador em Campo Grande depois que ajudou a coordenar a campanha do ex-senador Waldemir Moka (MDB) para deputado federal em 2022.
"O senador Moka ficou impressionado com nossa capacidade de articulação e me incentivou a sair candidata. Ele também elogiou muito o trabalho na área social. Disse que não tinha ideia do quanto fizemos até hoje sem cargo público, apenas com a força da iniciativa privada", comenta.
O mesmo ocorreu com o ex-governador e ex-prefeito de Campo Grande André Puccinelli, que conheceu Thaisa Lucena através do ex-senador Moka. André também se disse encantado com o trabalho da agora candidata, principalmente por levar centenas de cursos à periferia sem uso de dinheiro público, através de parceria entre entidades do terceiro setor.
Durante a campanha, Thaisa Lucena recebeu dezenas de vídeos de pessoas ligadas à assistência social, o que demonstra compromisso da candidata de manter suas ações em parceria com entidades que exercem atividades de interesse social, atuando em causas humanitárias, serviços filantrópicos e outras atividades que promovam cidadania e a inclusão social.