UEMS TECH

PF confirma confronto com indígenas em Dourados durante Operação Py"aguapy

A Polícia Federal confirmou que houve um confronto entre indígenas e agentes federais durante uma ação desencadeada na manhã dessa sexta-feira (06) em Dourados.

Por Panoramams em 06/10/2023 às 21:07:35

Foto: Reprodução internet

A Polícia Federal confirmou que houve um confronto entre indígenas e agentes federais durante uma ação desencadeada na manhã dessa sexta-feira (06) em Dourados.

Mais cedo, a PF se mobilizou para cumprir um mandado de prisão e sete de busca e apreensão na cidades de Dourados e em Nova Olímpia (MT) para apurar o confronto entre indigenas e situantes que aconteceu em 13 de setembro deste ano.

Para isso, foi colocado em prática a Operação Py’aguapy, que na língua Guarani significa ‘paz’. Entretanto, ao entrarem na área ocupada pelos indígenas, em Dourados, houve resistência por parte deles.

A PF afirmou, na nota à imprensa, que os policiais federais foram atingidos por paus, pedras, facões e porretes por supostos membros da comunidade. “Os policiais eagiram com medidas menos letais e de baixo impacto”, diz o comunicado.

Ao todo, 60 agentes federais participaram da operação, que resultou na prisão de um sitiante em Dourados. A identidade dele não foi divulgada pela PF. Toda a operação teve a companhia de um representante da Funai (Fundação Nacional do Índio) e foi filmada.

Ainda conforme as informações, a investigação começou após o conflito agrário entre indígenas e sitiantes com indícios de utilização de armas de fogo e armas de fabricação artesanal, como flechas, armas brancas e coquetel molotov.

Durante o conflito em área reivindicada pelos indígenas, na região oeste do município de Dourados, ao lado da Aldeia Bororó, dois indígenas foram hospitalizados com lesões decorrentes de disparos de arma de fogo.

Os investigados, na medida de sua participação, poderão responder por tentativa de homicídio e lesão corporal. A área, formada por pequenos sítios e sitiocas, é palco de confrontos desde 2018.

Comunicar erro
Rebanho

Comentários

compushop