banner insta panorama

Prefeitura realiza evento de celebração alusivo ao Dia Internacional da Mulher Indígena

Por Panoramams em 05/09/2023 às 23:36:56

Foto - Divulgacão

Nesta terça-feira, 5 de setembro, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Indígena. Com o objetivo de celebrar a data, exaltar a luta e promover a visibilidade das mulheres indígenas, a Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), promoveu um ato reunindo representantes e lideranças de todas as etnias que compõem os povos originários da Capital.

O evento aconteceu na Praça Comendador Oshiro Takemori, onde fica a tradicional Feira Indígena, em frente ao Mercadão Municipal. A presidente da Associação dos Feirantes Indígenas de Campo Grande, Élida Fátima Júlio Antônio, exaltou a iniciativa e a valorização das mulheres indígenas, que formam a maioria entre os comerciantes que atuam na feira.

"Hoje é um dia especial para todas nós. Temos trabalhado aqui nesse espaço há muitos anos e somos gratas pelo reconhecimento, pela gestão municipal abraçar nossa causa e olhar para a gente como mulheres capazes, empreendedoras e que têm papel fundamental na economia das nossas famílias", pontuou.

Conforme destacou a prefeita Adriane Lopes, a participação das mulheres indígenas tem sido cada vez maior na elaboração e implementação de ações e projetos da administração municipal voltados à população indígena.

"Nós temos ouvido as mulheres indígenas nas aldeias para entender as necessidades e elencar prioridades, para juntos buscar soluções de maneira rápida e efetiva. Seguiremos avançando, trabalhando em parceria com essas mulheres de garra e determinadas, que são fundamentais na construção das políticas públicas que impactam no futuro e na perpetuação da cultura e dos costumes dos povos originários", salientou a chefe do Executivo Municipal de Campo Grande.

A subsecretária de Defesa dos Direitos Humanos, Thais Helena, afirmou que a data é um marco de luta e resistência da mulher indígena. "A luta da mulher é difícil por si só, a luta da mulher indígena é ainda mais difícil, tendo que quebrar diversas barreiras, dentre elas, a do machismo estrutural, para garantir a cultura da paz para essas guerreiras", frisou.

Dia Internacional das Mulheres Indígenas

A data foi instituída em 1983, durante a Segunda Reunião de Organizações e Movimentos das Américas, realizada em Tiwanaku, na Bolívia.

A data relembra a morte de Bartolina Sisa, mulher indígena da etnia aimará, ocorrida em 5 de setembro de 1782.

Conforme o Ministério da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, Sisa foi assassinada pelas forças imperiais na região do Alto Peru (atual Bolívia) ao encabeçar revoltas contra o domínio espanhol na América.

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop