SANESUL
banner insta panorama

Com eleições marcadas para este fim de semana, saiba a função de um presidente de bairro

Por Panoramams em 26/06/2021 às 10:41:17

Você conhece o (a) presidente de bairro da sua região? Com o objetivo de levar as demandas da comunidade ao poder público e buscar melhorias efetivas, o cargo, além de voluntário, é muito importante e representa a união dos moradores por um bem-estar coletivo.

Para quem ainda não está familiarizado com a posição, o (a) presidente de bairro representa e fala pela associação de moradores do (a) qual foi eleito (a). É o primeiro (a) a ser procurado (a) para acionar as instâncias do município pela resolução das reivindicações que recebe. Para a eleição, o candidato e sua chapa, composta de outras 12 pessoas, se apresentarão à comunidade pela disputa. Os participantes precisam obrigatoriamente residir na área para a qual estão pleiteando a vaga e serem maiores de 16 anos e, assim como uma eleição municipal, o mandato tem duração de quatro anos. A votação ocorre por meio de cédulas de papel.

É necessária a formulação de um edital que respeite as diretrizes do estatuto vigente em cada bairro. O presidente da UMAM (União Municipal das Associações de Moradores), José Gondim dos Santos, explica como é feita a criação do documento.

“Quando os moradores de determinado bairro solicitam esse serviço, verificamos se eles já possuem uma associação registrada publicamente, caso não tenham, nós criamos um estatuto que atenda seus requerimentos para só depois dar início ao edital de convocação para a eleição. Sem esse procedimento a eleição não pode ocorrer. Isso é feito entre 30 a 60 dias antes da data de votação e é publicado no Diário Oficial de Campo Grande”, esclarece José.

Após esse procedimento, é necessário que os interessados em votar se registrem com antecedência. Claudia Regini Ricardo, residente do Jardim Itamaracá, é uma das responsáveis em distribuir as fichas de inscrições aos vizinhos e aguarda com ansiedade pela votação neste domingo (27).

“Sempre ouvi falar sobre presidentes de bairro, mas somente de alguns anos pra cá que despertou a curiosidade em querer saber sua existência e funções. Nesta próxima gestão eu acredito que haverá muitas mudanças, porque é um cargo que precisa de um cuidado com os problemas da região. A pessoa que vai assumir precisa ter responsabilidade, disposição e muito conhecimento sobre as nossas necessidades, por isso morar no bairro é o requisito base para entender o que passamos e poder correr atrás de solução”, explica.

Com mais de 800 bairros, conseguir atender todos os problemas da Capital, sem generalizá-los, não é uma tarefa fácil para o poder público. Cada região requer melhorias e projetos sociais específicos, além de muitos deles não se aplicarem a outras áreas. A presidente da Associação de Moradores do Jardim Botafogo, Morenão, Roselândia e Vicentino (AMBRV), Jucilene Aparecida da Silva, conta como tenta ser assertiva em quase um ano de gestão.

“Ser presidente é um desafio emocionante e uma luta constante em prol da comunidade onde se vive. Como liderança, há algumas facilidades em chegar à prefeitura, secretaria ou qualquer outro órgão, e conseguir ser ouvida. Entretanto, não quer dizer que eu, assim como outros representantes, consigamos resolver tudo. O que podemos e fazemos é dar o primeiro passo e não deixarmos de lutar pelos objetivos. Apresentar propostas e programas sociais, formalizar e indicações e pedidos dos moradores, enfim, o conjunto de todo esse trabalho não funciona sem o apoio dos moradores e a parceria das autoridades”, reforça a presidente.

Assumir o papel de líder da comunidade está diretamente ligado ao fazer o bem sem querer recompensas individualistas. O cargo é voluntário, não possui nenhum tipo de salário. Todo dinheiro arrecadado pelo bairro deve ser utilizado para a revitalização do mesmo e também no auxílio de famílias em situação de vulnerabilidade.

A moradora Claudia afirma que no seu bairro o canal de doações se dá por meio da Casa da Solidariedade. O projeto fica responsável por receber todos os donativos destinados à região, uma vez que a sede da Associação dos Moradores e dos Amigos do Jardim Itamaracá ainda não foi construída para auxiliá-lo. Nessa semana, por exemplo, o projeto recebeu a vice-prefeita Adriane Lopes.

O criador da Casa e também candidato à presidência pelo bairro Jd. Itamaracá, Wagner Pereira, já é conhecido pelos moradores. “O trabalho realizado com a Casa da Solidariedade é similar às responsabilidades de um presidente de bairro. O objetivo aqui é continuar buscando parcerias, sejam elas públicas ou privadas, para evoluir as condições de vida de todos”, comenta.

O cargo também representa uma oportunidade na carreira política. Questionado sobre o assunto, o candidato apenas comentou seu intuito atual. “Todas as pessoas que trabalham com comunidade almejam uma posição maior. No momento, o meu objetivo é apenas ajudar a minha comunidade”, finaliza.

Eleição do Jd. Itamaracá - A votação acontecerá no próximo domingo (27), na Escola Municipal Antônio José Paniago, entre às 9h e 16h. Para mais informações, entre em contato no número 9 9969-5992.

Sobre o seu bairro - A União Municipal das Associações de Moradores (UMAM) está localizada na Rua Irlanda, 336, bairro Monte Castelo e pode ser contatada pelo telefone 3042-8118. Lá você pode se atualizar sobre as ações disponíveis na sua região.

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop