UEMS TECH

Ministra Tereza Cristina e Governador Reinaldo Azambuja assinam documento que amplia o acesso dos agricultores assentados ao Programa Produzir Brasil

O objetivo do Programa é acelerar o processo de consolidação dos projetos de reforma agrária

Por Panoramams em 19/05/2021 às 17:47:30

Foto - Divulgação

Nesta terça-feira (18), a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; o Governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o Presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Júnior; o Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de MS, Jaime Verruck; juntamente com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer-MS), assinaram um Instrumento Específico de Parceria (IEP), que amplia o acesso dos agricultores assentados ao Programa de Consolidação de Assentamentos – Produzir Brasil –que através deste instrumento irá trazer recursos para pagamentos de assistência técnica gerencial á 1.177 famílias assentadas que foram titulados e também aos que estão em processo de titulação pelo Incra.

Para a execução desta iniciativa, será destinado o valor total de R$ 4.022.774,68, sendo a importância de R$ 2.815.942,28 pela Anater/Mapa, e o restante pela Agraer-MS, que serão utilizados para pagamento de horas técnicas dos extensionistas rurais contratados nas atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e também para demais despesas necessárias.

O objetivo do Programa é acelerar o processo de consolidação dos projetos de reforma agrária com o incentivo à produção em cadeias de valor que garantam o desenvolvimento sustentável no estado sul-mato-grossense.

Em sua pronuncia a Ministra destaca ser fundamental a parceria entre governo federal e governo do estado para dar os titulos, trazer assistência técnica e comercialização no futuro, para que os proprietários rurais tenham renda, dignidade para morar no campo com qualidade de vida.

O governador Reinaldo Azambuja destacou que a assistência técnica é fundamental para a sustentabilidade daquele proprietário/proprietária rural, potencializando o apoio aos produtores, gerar renda e agregar valor na sua produção.

O presidente da Anater, ressalta como a ação conjunta deve ser eficaz para proporcionar a independência financeira dos assentados.

"O Produzir Brasil representa a presença do estado nos assentamentos para fortalecer a estrutura e autonomia, promovendo o desenvolvimento rural sustentável. Nós, da Anater, iremos oferecer dentro das propriedades o apoio técnico para produzirmos, cada vez mais, o alimento que chega na mesa do brasileiro. Não se trata de garantir somente a agricultura de subsistência, mas sim de produzir excedente para o mercado", disse.

confira o vídeo na íntegra.

Comunicar erro
Rebanho

Comentários

compushop