ASSEMBLEIA MARCO
dengue navirai
GOV CGE
GOV DETRAN

Após pedidos de Luca de Lima, banhados de nascentes estão protegidos por lei

Por Redacão em 17/12/2021 às 15:05:12

Foto - Divulgacão

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado Lucas de Lima vem desde o começo de seu mandato na Assembleia Legislativa (ALEMS), lutando pela conservação dos rios de Bonito e Jardim. E nesta semana, foi sancionada a Lei que torna os banhados das nascentes dos rios da Prata e Formoso, nas cidades de Bonito e Jardim, área de preservação permanente. Lucas de Lima foi relator desse projeto.

Em fevereiro de 2019, logo quando iniciou seu mandato como deputado estadual, Lucas de Lima, enviou uma indicação aos órgão competentes solicitando informações acerca das providências que estavam sendo adotadas no âmbito daquela Secretaria de Estado e seu Instituto de Meio Ambiente, sobre os danos ambientais e turvamento das águas das nascentes, córregos e rios de Jardim e Bonito, sobretudo nos dias de chuvas quando são carreados para os rios águas barrentas, comprometendo as atividades dos balneários, pousadas e demais passeios e atrativos dessas cidades.

Já em julho de 2019, o deputado Lucas de Lima realizou uma audiência pública que debateu sobre o assoreamento e turvamento dos rios da Bacia Hidrográfica da Serra da Bodoquena, um dos cartões-postais do ecoturismo mundial: as águas cristalinas de Bonito e região.

Um dos maiores problemas da região é a falta de mata ciliar, o que deixa os córregos e rios desprotegidos e suas águas, turvas. Devido ao problema, há o total de 38.322 hectares de áreas que precisam ser recuperadas nos municípios da bacia, conforme dados de monitoramento da Fundação Neotrópica do Brasil. Da área que necessita de recuperação, 7.752 hectares estão em Bonito, 4.794,54 em Bodoquena, 4.155,39 em Jardim, 6.412,07 em Miranda e 22.960,8 em Porto Murtinho.

Como encaminhamento, o parlamentar enviou, ao governo do Estado, uma carta com as discussões da reunião e pedido de medidas emergenciais para mitigar o problema do turvamento dos rios. Além de apresentação de projetos de leis relacionados ao assunto.

Banhados - As áreas em questão, funcionam como filtros de sedimentos, que sendo afetados, favorecem que os rios se tornem turvos mais facilmente. Os banhados também regulam o fluxo dos rios, auxiliando no controle de secas e enchentes.

"Somos agraciados com uma das regiões turísticas mais lindas do mundo dentro do nosso estado. Bonito, Jardim, Bodoquena são cidades abençoadas com uma natureza incrível, de belezas únicas, e de um potencial turístico muito grande. Infelizmente a ação do homem na natureza é por muitas vezes cruel e irresponsável. Eu entendo a marcha do progresso, mas não podemos esquecer que cuidar dos rios e da vegetação é prioridade. São recursos finitos, fundamentais para a nossa sobrevivência", declarou Lucas de Lima.

Comunicar erro
SE LIGA

Comentários

compushop
ARENA